OS TRÊS CAMINHOS (CONSELHOS)

POR MAIKON BOURGUIGNON
OS TRÊS CAMINHOS  (CONSELHOS)

"E levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou". Lucas 15:20

Essa partícula da palavra do Filho Pródigo, demonstra tamanha a alegria do Pai, ao ver o filho que à casa retorna. Muitas vezes, quando o irmão se desvia, ele sente o desejo de voltar para “casa”, porém, vem aquele sentimento de vergonha, pois têm receio de como os membros de sua igreja o olhará.

Como o filho pródigo, muitos tem pegado toda a riqueza que o Pai tem dado e ido experimentar as coisas provindas da razão; mas o filho que proclama o Senhorio de Jesus na sua Vida, nunca mais será como o homem velho, Deus insiste no fundo do coração, para que os propósitos outra designados por Ele, se concretizem. O filho vai pro mundo, gasta tudo, só lhe resta a mancha do pecado; mas a palavra diz: "... assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento". Lucas 15:7

Quando o filho se afasta da casa do Pai, lhe resta três caminhos, com conselhos que aparentemente lhe farão bem. 

O PRIMEIRO CAMINHO OU CONSELHO: 

O primeiro é o dos amigos de infância: podemos lembrar da passagem em que Roboão filho de Salomão, deixa de ouvir o conselho dos anciãos "Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe deram; e tomou conselho com os jovens, que haviam crescido com ele, e estavam perante ele". 2 Crônicas 10:8; dentro deste contexto, Roboão acaba por deixar todo o seu povo enfurecido e rebeldes e todo reinado, herdado de seu avô Davi ao seu pai Salomão, desmorona. Os amigos de infância tipificam o homem mal, que repleto da inveja, sopram conselhos como o vento que desmorona a casa na areia.

O SEGUNDO CAMINHO OU CONSELHO: 

O segundo caminho repleto de conselhos que ora falam do Senhor e ora estão encharcados de julgamentos, são como os amigos de Jó, que ficaram ali três dias calados e quando começaram a conversar com Jó, não entenderam aquilo que era profético, não perceberam que aquele servo estava sendo cada vez mais fiel aos desígnios do Senhor, "Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que tinha vindo sobre ele, vieram cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita; e combinaram condoer-se dele, para o consolarem." Jó 2:11; aqui vemos a Igreja Infiel, que conhece a Palavra do Senhor, mas que na hora de falar, tende ao julgamento, afastando o filho pródigo da casa do Pai.

TERCEIRO CAMINHO OU CONSELHO: 

Por fim, o terceiro caminho é repleto de conselhos justos, sem julgamento, com bençãos, é o caminho debaixo da Luz, debaixo da Revelação; caminho reto e seguro, onde ao final deste caminho está a Porta Formosa em que o coxo é curado, Árvore da Vida o fruto do justo, o pai que ao nos ver se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.

Não nos arrisquemos em pegar a nossa herança e sair debaixo do telhado do Pai celestial, não nos arrisquemos em ouvir vãs conselhos, pois,  "ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que tomam conselho, mas não de mim; e que se cobrem, com uma cobertura, mas não do meu espírito, para acrescentarem pecado sobre pecado." Isaías 30:1; não há outro que possa nos dar o que precisamos, nos dar o direcionamento para a nossa vida, nos dar o justo conselho se não Jesus Cristo através da sua Palavra, o “Logos soberano de Deus”. 

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, CONSELHEIRO, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz". Isaías 9:6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo